quinta-feira, 29 de maio de 2008

Mudança de nome

Novamente o circo que começou a ser construído em 1956 no coração deste país dá o ar da sua graça ao declarar a criação de um novo gargalo para o bolso dos brasileiros: a Contribuição Social da Saúde (CSS).
Tem-se o nome de contribuição para não ser dividida com os estados, estando destinada diretamente ao Governo Federal para ser aplicada em saúde. Mas, para que saúde? Brasileiro precisa de saúde?
Com uma alíquota menor que a Contribuição Provisória(?) sobre Movimentação Financeira (CPMF) que era de 38%, a CSS terá uma alíquota de 0,1% sobre as pessoas os trabalhaores que recebem mais de R$ 3.038 mensais.
Refletindo um pouco, chega-se a conclusão de que mais um imposto será incluído no bolo fazendo-o crescer mais um pouco sem que seja repartido para a população que mais necessita. Se com uma alíquota de 0,38% a antiga CPMF o que mais se via eram hospitais sucateados, como será com uma alíquota menor?
Bastou apenas uma mudança de nome para que o Imposto do Cheque ganhasse uma nova cara e seu passado fosse esquecido. Ninguém mais sabe o que é CPMF; ninguém mais lembra das intermináveis filas de mortes que existiam e existem nos hospitais sucateados e destruídos; ninguém mais lembra que o imposto que foi abolido pela atual oposição foi criado por ela mesma; ninguém mais lembra que o imposto que o governo pretender criar hoje foi fortemente atacado no período em que o atual governo "de esquerda mais da direita que já existiu" era realmente a oposição.
Você lembra? Então...
Pense comigo!

Nenhum comentário: