terça-feira, 10 de junho de 2008

Commodities

As commodities estão em alta. Mas, você sabe o que é uma commoditie? No que isso mudaria a sua vida? Se isso é de comer?
São essas e outras coisas que os brasileiros everias saber e não o sabem. Perguntam-se por que pagam uma série de impostos e continuam sem respostas.
Mas será que o preço da scommodities estão diretamente ligadas a alta do juros?
Pense comigo!

terça-feira, 3 de junho de 2008

Sansacionalismo?

O que dizer a respeito da imprensa sensacionalista que de uma notícia sem valor algum para a sociedade faz um tremendo Carnaval?
Finalmente o caso Isabela está definitivamente enterrado para alguns. Infelizmente alguns programas super sensacionalistas estão sobrevivendo única e exclusivamente dum público que não é formador de opinião e que são fiéis aos programas de tarde.
O policial que estava perto do local onde a garota foi jogada do prédio e que foi o primeiro a atender a ocorrência estava envolvido com pedofilia e suicidou-se. Logo passou a ser o Pedófilo do caso Isabela. Tais programas falaram tanto disso que chegaram a conclusão de que o policial se suicidou por causa do envolvimento com o caso e isso fez com que ele refletisse a respeito dos atos cometidos a ponto de sentir-se tão culpado que acabou com a própria vida!
Estes programas são ótimos! Desempenham bem suas funções: "EMBURRECER" a população a fim de que as autoridades possam continuar governando tão "bem" como nós podemos ver!
Pense comigo!

quinta-feira, 29 de maio de 2008

Mudança de nome

Novamente o circo que começou a ser construído em 1956 no coração deste país dá o ar da sua graça ao declarar a criação de um novo gargalo para o bolso dos brasileiros: a Contribuição Social da Saúde (CSS).
Tem-se o nome de contribuição para não ser dividida com os estados, estando destinada diretamente ao Governo Federal para ser aplicada em saúde. Mas, para que saúde? Brasileiro precisa de saúde?
Com uma alíquota menor que a Contribuição Provisória(?) sobre Movimentação Financeira (CPMF) que era de 38%, a CSS terá uma alíquota de 0,1% sobre as pessoas os trabalhaores que recebem mais de R$ 3.038 mensais.
Refletindo um pouco, chega-se a conclusão de que mais um imposto será incluído no bolo fazendo-o crescer mais um pouco sem que seja repartido para a população que mais necessita. Se com uma alíquota de 0,38% a antiga CPMF o que mais se via eram hospitais sucateados, como será com uma alíquota menor?
Bastou apenas uma mudança de nome para que o Imposto do Cheque ganhasse uma nova cara e seu passado fosse esquecido. Ninguém mais sabe o que é CPMF; ninguém mais lembra das intermináveis filas de mortes que existiam e existem nos hospitais sucateados e destruídos; ninguém mais lembra que o imposto que foi abolido pela atual oposição foi criado por ela mesma; ninguém mais lembra que o imposto que o governo pretender criar hoje foi fortemente atacado no período em que o atual governo "de esquerda mais da direita que já existiu" era realmente a oposição.
Você lembra? Então...
Pense comigo!

segunda-feira, 26 de maio de 2008

Unasul

Segundo palavras do nosso presidente, esta reunião dos países sul-americanos é a realização de um sonho. Mas eles estão aqui para conversar sobre o que? Para tratar de que tipo de assuntos? Quanto que foi gasto?
Um tanto curto este post, mais parece um comentário.
Porém,
Pense Comigo!

segunda-feira, 19 de maio de 2008

O retorno da indesejada

A Contribuição (quase)Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) que fora abolida com "méritos", está novamente sendo estudada para custear os gastos com a saúde pública.
A Oposição lutou, disse que o Brasil tinha condições de passar bem sem a CPMF. Hoje, é visto que um imposto a menos num dos países em que a carga tributária é uma das maiores do mundo é uma vergonha para um país que detém este título!
O ideal seria a criação de mais alguns impostos para que a máquina pública venha funcionar de verdade. Boa parte dos brasileiros estão dispostos a pagar mais impostos porém querem se livrar dos custos com saúde e educação, no mínimo. É bem mais barato pagar impostos do que custear educação, saúde e outras coisas que o governo deveria fazê-lo.
Todavia, há uma outra parte de brasileiros que preferem os serviços particulares à públicos. São os famosos liberais extremistas.
Quantos mais impostos deveríamos pagar? Quantos devem ser extintos? O governo deve ter toda esta autonomia? As indústrias deveriam comandar?
Pense comigo!

quinta-feira, 15 de maio de 2008

Quando não há mais notícia

Ultimamente a imprensa brasileira adotou uma formula que está dando certo. Sempre que há alguma novidade, notícia, alguma coisa de interesse da massa, a imprensa logo divulga de diversas formas. Alguns veículos mais sensacionalistas e outros menos. O que acontece é que o fato é exaustivamente divulgado. Um exemplo que temos é o caso Isabella Nardoni onde programas de tarde, jornais, revistas estão dedicando boa parte, se não todo o tempo disponível a isto.
Mas, casos como estes logo são esquecidos, assim como a garota que foi torturada por uma empresária em Goiás. Há um prazo de validade da notícia: enquanto está comovendo a população, o caso ocupa as manchetes de jornais, as matérias principais de algumas revistas, minutos preciosíssimos na televisão. Mas assim que o prazo de validade vence a notícia se acaba e a imprensa tem que procurar algo para falar. É neste momento em que o maravilhoso caótico trânsito de São Paulo volta a ser notícia. Notícia para quem mora ou não na cidade, pois o Brasil inteiro está ameaçado a ter um transito tão ruim quanto aquele.
Enquanto alguém é lançado pela janela, outrém é torturado ou coisas assim, não há recorde de lentidão e engarrafamento, não há acidentes na cidade, não há nada que seja tão importante e informativo quanto os casos que estão dentro do prazo de validade. Passado este prazo, logo aparecem os recordes, acidentes, mortes, problemas que ficaram em segundo plano por um período de tempo.
O trânsito da maior metrópole do hemisfério sul está assustando todo o país pois a frota de carros está crescendo como uma progressão geométrica enquanto as melhorias das vias de acessos cressem como uma progressão aritimética e breve estará atingindo também as pequenas cidades, isso se o governo não diminuir o rítimo de crescimento consciente ou inconscientemente!
Em quase todos os jornais, o ultimo caso de comoção nacional, o da menina Nardoni, está recebendo um tratamento comum assim como todas as outras notícia - ficando quase em segundo plano. O que está ganhando uma atenção um pouco mais especial é o trânsito em São Paulo, com matérias dentro de metrôs e ônibus, em meio a avenidas super movimentadas ou a mesmo, quando possível, em meio a ruas com pouco movimento.
A formula mágica para se manter a média de IBOPE é mostrar o trânsito de São Paulo de todos os ângulos possíveis.
Está formula funciona?
Pense comigo!

domingo, 11 de maio de 2008

O Dia das Progenitoras

A cada segundo domingo do mês de maio comemora-se o dia das mães. Daquelas que durante nove meses carregaram em suas entranhas vidas como as nossas. Nos alimentou com o melhor leite do mundo para que fossemos saudáveis e fortes. Foi guerreira, lutadora. FOI MULHER. É MULHER. É MÃE.
Uma vez por ano é comemorado este dia. Uma vez por ano ela é lembrada pelo que ela é de verdade: mãe. Uma vez por ano é hora de comprar prensentes para "o lar" como geladeiras, fogões, talheres e porcelanas que serão pagos em parcelas que só irão terminar no outro ano. Uma vez por ano ela não vão a cozinha para fazer o almoço, mas são as primeiras "darem um jeito na bagunça" na segunda-feira. Uma vez por ano ela é tratada com um pouco mais de respeito.
Durante todo o ano elas são quase esquecidas. Durante quase todo ano ela é simplesmente "conhecida" como faxineiras, empregadas. Durante todo o ano elas devem utilizar as máquinas de lavar roupa, os talheres, os fogões para trabalharem. Durante todo o ano são elas a fazerem os almoços e jantares e depois, sozinhas, "darem jeito em tudo". Durante uase todo o ano ela é pouco tratada com o respeito merecido.
Muito mais do que fogões, geladeiras e máquinas de lavar ou perfumes, roupas, viagens e jantares, o melhor presente é aquele que nós podemos dar todos os dias do ano e que não custa absolutamente nada: Amor e Respeito.
Feliz dia das Mães.