quinta-feira, 15 de maio de 2008

Quando não há mais notícia

Ultimamente a imprensa brasileira adotou uma formula que está dando certo. Sempre que há alguma novidade, notícia, alguma coisa de interesse da massa, a imprensa logo divulga de diversas formas. Alguns veículos mais sensacionalistas e outros menos. O que acontece é que o fato é exaustivamente divulgado. Um exemplo que temos é o caso Isabella Nardoni onde programas de tarde, jornais, revistas estão dedicando boa parte, se não todo o tempo disponível a isto.
Mas, casos como estes logo são esquecidos, assim como a garota que foi torturada por uma empresária em Goiás. Há um prazo de validade da notícia: enquanto está comovendo a população, o caso ocupa as manchetes de jornais, as matérias principais de algumas revistas, minutos preciosíssimos na televisão. Mas assim que o prazo de validade vence a notícia se acaba e a imprensa tem que procurar algo para falar. É neste momento em que o maravilhoso caótico trânsito de São Paulo volta a ser notícia. Notícia para quem mora ou não na cidade, pois o Brasil inteiro está ameaçado a ter um transito tão ruim quanto aquele.
Enquanto alguém é lançado pela janela, outrém é torturado ou coisas assim, não há recorde de lentidão e engarrafamento, não há acidentes na cidade, não há nada que seja tão importante e informativo quanto os casos que estão dentro do prazo de validade. Passado este prazo, logo aparecem os recordes, acidentes, mortes, problemas que ficaram em segundo plano por um período de tempo.
O trânsito da maior metrópole do hemisfério sul está assustando todo o país pois a frota de carros está crescendo como uma progressão geométrica enquanto as melhorias das vias de acessos cressem como uma progressão aritimética e breve estará atingindo também as pequenas cidades, isso se o governo não diminuir o rítimo de crescimento consciente ou inconscientemente!
Em quase todos os jornais, o ultimo caso de comoção nacional, o da menina Nardoni, está recebendo um tratamento comum assim como todas as outras notícia - ficando quase em segundo plano. O que está ganhando uma atenção um pouco mais especial é o trânsito em São Paulo, com matérias dentro de metrôs e ônibus, em meio a avenidas super movimentadas ou a mesmo, quando possível, em meio a ruas com pouco movimento.
A formula mágica para se manter a média de IBOPE é mostrar o trânsito de São Paulo de todos os ângulos possíveis.
Está formula funciona?
Pense comigo!

Nenhum comentário: