Novamente o circo que começou a ser construído em 1956 no coração deste país dá o ar da sua graça ao declarar a criação de um novo gargalo para o bolso dos brasileiros: a Contribuição Social da Saúde (CSS).
Tem-se o nome de contribuição para não ser dividida com os estados, estando destinada diretamente ao Governo Federal para ser aplicada em saúde. Mas, para que saúde? Brasileiro precisa de saúde?
Com uma alíquota menor que a Contribuição Provisória(?) sobre Movimentação Financeira (CPMF) que era de 38%, a CSS terá uma alíquota de 0,1% sobre as pessoas os trabalhaores que recebem mais de R$ 3.038 mensais.
Refletindo um pouco, chega-se a conclusão de que mais um imposto será incluído no bolo fazendo-o crescer mais um pouco sem que seja repartido para a população que mais necessita. Se com uma alíquota de 0,38% a antiga CPMF o que mais se via eram hospitais sucateados, como será com uma alíquota menor?
Bastou apenas uma mudança de nome para que o Imposto do Cheque ganhasse uma nova cara e seu passado fosse esquecido. Ninguém mais sabe o que é CPMF; ninguém mais lembra das intermináveis filas de mortes que existiam e existem nos hospitais sucateados e destruídos; ninguém mais lembra que o imposto que foi abolido pela atual oposição foi criado por ela mesma; ninguém mais lembra que o imposto que o governo pretender criar hoje foi fortemente atacado no período em que o atual governo "de esquerda mais da direita que já existiu" era realmente a oposição.
Você lembra? Então...
Pense comigo!
quinta-feira, 29 de maio de 2008
segunda-feira, 26 de maio de 2008
Unasul
Segundo palavras do nosso presidente, esta reunião dos países sul-americanos é a realização de um sonho. Mas eles estão aqui para conversar sobre o que? Para tratar de que tipo de assuntos? Quanto que foi gasto?
Um tanto curto este post, mais parece um comentário.
Porém,
Pense Comigo!
Um tanto curto este post, mais parece um comentário.
Porém,
Pense Comigo!
segunda-feira, 19 de maio de 2008
O retorno da indesejada
A Contribuição (quase)Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) que fora abolida com "méritos", está novamente sendo estudada para custear os gastos com a saúde pública.
A Oposição lutou, disse que o Brasil tinha condições de passar bem sem a CPMF. Hoje, é visto que um imposto a menos num dos países em que a carga tributária é uma das maiores do mundo é uma vergonha para um país que detém este título!
O ideal seria a criação de mais alguns impostos para que a máquina pública venha funcionar de verdade. Boa parte dos brasileiros estão dispostos a pagar mais impostos porém querem se livrar dos custos com saúde e educação, no mínimo. É bem mais barato pagar impostos do que custear educação, saúde e outras coisas que o governo deveria fazê-lo.
Todavia, há uma outra parte de brasileiros que preferem os serviços particulares à públicos. São os famosos liberais extremistas.
Quantos mais impostos deveríamos pagar? Quantos devem ser extintos? O governo deve ter toda esta autonomia? As indústrias deveriam comandar?
Pense comigo!
A Oposição lutou, disse que o Brasil tinha condições de passar bem sem a CPMF. Hoje, é visto que um imposto a menos num dos países em que a carga tributária é uma das maiores do mundo é uma vergonha para um país que detém este título!
O ideal seria a criação de mais alguns impostos para que a máquina pública venha funcionar de verdade. Boa parte dos brasileiros estão dispostos a pagar mais impostos porém querem se livrar dos custos com saúde e educação, no mínimo. É bem mais barato pagar impostos do que custear educação, saúde e outras coisas que o governo deveria fazê-lo.
Todavia, há uma outra parte de brasileiros que preferem os serviços particulares à públicos. São os famosos liberais extremistas.
Quantos mais impostos deveríamos pagar? Quantos devem ser extintos? O governo deve ter toda esta autonomia? As indústrias deveriam comandar?
Pense comigo!
quinta-feira, 15 de maio de 2008
Quando não há mais notícia
Ultimamente a imprensa brasileira adotou uma formula que está dando certo. Sempre que há alguma novidade, notícia, alguma coisa de interesse da massa, a imprensa logo divulga de diversas formas. Alguns veículos mais sensacionalistas e outros menos. O que acontece é que o fato é exaustivamente divulgado. Um exemplo que temos é o caso Isabella Nardoni onde programas de tarde, jornais, revistas estão dedicando boa parte, se não todo o tempo disponível a isto.
Mas, casos como estes logo são esquecidos, assim como a garota que foi torturada por uma empresária em Goiás. Há um prazo de validade da notícia: enquanto está comovendo a população, o caso ocupa as manchetes de jornais, as matérias principais de algumas revistas, minutos preciosíssimos na televisão. Mas assim que o prazo de validade vence a notícia se acaba e a imprensa tem que procurar algo para falar. É neste momento em que o maravilhoso caótico trânsito de São Paulo volta a ser notícia. Notícia para quem mora ou não na cidade, pois o Brasil inteiro está ameaçado a ter um transito tão ruim quanto aquele.
Enquanto alguém é lançado pela janela, outrém é torturado ou coisas assim, não há recorde de lentidão e engarrafamento, não há acidentes na cidade, não há nada que seja tão importante e informativo quanto os casos que estão dentro do prazo de validade. Passado este prazo, logo aparecem os recordes, acidentes, mortes, problemas que ficaram em segundo plano por um período de tempo.
O trânsito da maior metrópole do hemisfério sul está assustando todo o país pois a frota de carros está crescendo como uma progressão geométrica enquanto as melhorias das vias de acessos cressem como uma progressão aritimética e breve estará atingindo também as pequenas cidades, isso se o governo não diminuir o rítimo de crescimento consciente ou inconscientemente!
Em quase todos os jornais, o ultimo caso de comoção nacional, o da menina Nardoni, está recebendo um tratamento comum assim como todas as outras notícia - ficando quase em segundo plano. O que está ganhando uma atenção um pouco mais especial é o trânsito em São Paulo, com matérias dentro de metrôs e ônibus, em meio a avenidas super movimentadas ou até mesmo, quando possível, em meio a ruas com pouco movimento.
A formula mágica para se manter a média de IBOPE é mostrar o trânsito de São Paulo de todos os ângulos possíveis.
Está formula funciona?
Pense comigo!
Mas, casos como estes logo são esquecidos, assim como a garota que foi torturada por uma empresária em Goiás. Há um prazo de validade da notícia: enquanto está comovendo a população, o caso ocupa as manchetes de jornais, as matérias principais de algumas revistas, minutos preciosíssimos na televisão. Mas assim que o prazo de validade vence a notícia se acaba e a imprensa tem que procurar algo para falar. É neste momento em que o maravilhoso caótico trânsito de São Paulo volta a ser notícia. Notícia para quem mora ou não na cidade, pois o Brasil inteiro está ameaçado a ter um transito tão ruim quanto aquele.
Enquanto alguém é lançado pela janela, outrém é torturado ou coisas assim, não há recorde de lentidão e engarrafamento, não há acidentes na cidade, não há nada que seja tão importante e informativo quanto os casos que estão dentro do prazo de validade. Passado este prazo, logo aparecem os recordes, acidentes, mortes, problemas que ficaram em segundo plano por um período de tempo.
O trânsito da maior metrópole do hemisfério sul está assustando todo o país pois a frota de carros está crescendo como uma progressão geométrica enquanto as melhorias das vias de acessos cressem como uma progressão aritimética e breve estará atingindo também as pequenas cidades, isso se o governo não diminuir o rítimo de crescimento consciente ou inconscientemente!
Em quase todos os jornais, o ultimo caso de comoção nacional, o da menina Nardoni, está recebendo um tratamento comum assim como todas as outras notícia - ficando quase em segundo plano. O que está ganhando uma atenção um pouco mais especial é o trânsito em São Paulo, com matérias dentro de metrôs e ônibus, em meio a avenidas super movimentadas ou até mesmo, quando possível, em meio a ruas com pouco movimento.
A formula mágica para se manter a média de IBOPE é mostrar o trânsito de São Paulo de todos os ângulos possíveis.
Está formula funciona?
Pense comigo!
domingo, 11 de maio de 2008
O Dia das Progenitoras
A cada segundo domingo do mês de maio comemora-se o dia das mães. Daquelas que durante nove meses carregaram em suas entranhas vidas como as nossas. Nos alimentou com o melhor leite do mundo para que fossemos saudáveis e fortes. Foi guerreira, lutadora. FOI MULHER. É MULHER. É MÃE.
Uma vez por ano é comemorado este dia. Uma vez por ano ela é lembrada pelo que ela é de verdade: mãe. Uma vez por ano é hora de comprar prensentes para "o lar" como geladeiras, fogões, talheres e porcelanas que serão pagos em parcelas que só irão terminar no outro ano. Uma vez por ano ela não vão a cozinha para fazer o almoço, mas são as primeiras "darem um jeito na bagunça" na segunda-feira. Uma vez por ano ela é tratada com um pouco mais de respeito.
Durante todo o ano elas são quase esquecidas. Durante quase todo ano ela é simplesmente "conhecida" como faxineiras, empregadas. Durante todo o ano elas devem utilizar as máquinas de lavar roupa, os talheres, os fogões para trabalharem. Durante todo o ano são elas a fazerem os almoços e jantares e depois, sozinhas, "darem jeito em tudo". Durante uase todo o ano ela é pouco tratada com o respeito merecido.
Muito mais do que fogões, geladeiras e máquinas de lavar ou perfumes, roupas, viagens e jantares, o melhor presente é aquele que nós podemos dar todos os dias do ano e que não custa absolutamente nada: Amor e Respeito.
Feliz dia das Mães.
Uma vez por ano é comemorado este dia. Uma vez por ano ela é lembrada pelo que ela é de verdade: mãe. Uma vez por ano é hora de comprar prensentes para "o lar" como geladeiras, fogões, talheres e porcelanas que serão pagos em parcelas que só irão terminar no outro ano. Uma vez por ano ela não vão a cozinha para fazer o almoço, mas são as primeiras "darem um jeito na bagunça" na segunda-feira. Uma vez por ano ela é tratada com um pouco mais de respeito.
Durante todo o ano elas são quase esquecidas. Durante quase todo ano ela é simplesmente "conhecida" como faxineiras, empregadas. Durante todo o ano elas devem utilizar as máquinas de lavar roupa, os talheres, os fogões para trabalharem. Durante todo o ano são elas a fazerem os almoços e jantares e depois, sozinhas, "darem jeito em tudo". Durante uase todo o ano ela é pouco tratada com o respeito merecido.
Muito mais do que fogões, geladeiras e máquinas de lavar ou perfumes, roupas, viagens e jantares, o melhor presente é aquele que nós podemos dar todos os dias do ano e que não custa absolutamente nada: Amor e Respeito.
Feliz dia das Mães.
quinta-feira, 8 de maio de 2008
Fênix? Chega!
Assim como a Fênix, ressurgindo das cinzas, o Caso Isabella Nardoni novamente reaparece para aumentar, consideravelmente, os índices de IBOPE dos programas das tardes sensacionalistas e ocupar mais um espaço enorme no tempo e na mente das pessoas.
Estes capítulos extras desta novela que muitos já imaginaram ter terminado estão dando o ar de final feliz àqueles que acompanharam todos os episódios matinais, vespertinos e noturnos.
O que deixa esta massa feliz é ver aqueles dois Monstros do Edifício London dentro do xadrez sem pensar que, ainda com todas estas provas, eles ainda tem outros dois filhos. Duas crianças que passariam a vida inteira ouvindo sobre o assassinato dos pais. Mas, graças a psicologia e a falta de memória do povo brasileiro, isso não pode não acontecer.
A maior alegria das pessoas que estão acompanhando este caso é ver a revolta das presidiárias do Carandirú que não aceitaram a presença de Ana Carolina Jatobá ameaçando "catar ela se ela não fosse transferida".
Já o pai está num presídio para quem tem nível superior com banheiro privativo e camas super macias. Bem diferente da mãe que estava dormindo num pedaço de papelão enrolada num edredom numa cela fria.
Seria necessário esta exposição terrível que em nada interessa a população a não ser por entretenimento? Que entretenimento é esse? Que informação é essa?
Pense comigo!
Imagem: Nilton Fukuda/AE
quarta-feira, 7 de maio de 2008
Nova Novela
A mídia já enterrou o caso da Menina Nardoni e agora está com os olhos num outro caso: A Cegueira de Ronaldo Fenômeno, A Nova Novela do Brasil. O Gordinho se meteu numa confusão fenomenal ao confundir duas travestis com mulheres, o que é muito comum quando a pessoa tem algum problema de cegueira ou está sob efeito de entorpecentes. Mas, o Fenômeno não sofre de nenhum desses problemas.
Alguém que queria apenas "se divertir" com duas mulheres acabou se envolvendo na mais nova novela. A população desocupada acompanha mais este caso que ocupa horas e horas dos programas das tardes sensacionalistas da tevê brasileira. Prostituas assinando contrato com algumas emissoras para dar entrevistas exclusivas estão rendendo números: IBOPE, dinheiro e outros números.
O que isso rendeu a Ronaldo? Um namoro destruído; má fama; vergonha nacional e internacional; uma entrevista embaraçosa...
Vale a pena?
Pense comigo!
Alguém que queria apenas "se divertir" com duas mulheres acabou se envolvendo na mais nova novela. A população desocupada acompanha mais este caso que ocupa horas e horas dos programas das tardes sensacionalistas da tevê brasileira. Prostituas assinando contrato com algumas emissoras para dar entrevistas exclusivas estão rendendo números: IBOPE, dinheiro e outros números.
O que isso rendeu a Ronaldo? Um namoro destruído; má fama; vergonha nacional e internacional; uma entrevista embaraçosa...
Vale a pena?
Pense comigo!
segunda-feira, 5 de maio de 2008
Lula X FHC X brasileiros imediatistas
É bem notável a disputa entre estes dois. A relação entre eles pode ser comparada a uma briga de galos velhos e grandes.
Os petistas sempre estão dizendo que o FHC foi um presidente que vendeu o Brasil para o mundo, que afundou o país em dívidas que só agora, com o maravilhoso "Molusco", que estão sendo quitadas sem pedir ajuda ao FMI.
Pouca gente sabe que a política econômica do país é "praticamente" a mesma do período do FHC. No período em que o PSDB estava no governo, houve uma série de privatizações que, a maioria da população, senão toda ela, recriminou. Mas boa parte desta maioria ou, novamente, toda ela, não sabia que para hoje vivermos com índices econômicos tão espetaculares seria necessário fazer algumas mudanças e adeqüações, entre elas, privatizações. A política econômica adotada por Henrique Meirelles nada mais é que uma continuidade do que Armínio Fraga fez.
Mas, como brasileiro é imediatista e tem memória, cultura e inteligência curta, nem para para pensar a respeito do assunto.
O Brasil é um país rico em todos os sentidos possíveis. Todavia, é um país que atribui valores ao que não os possui.
Pense comigo!
Os petistas sempre estão dizendo que o FHC foi um presidente que vendeu o Brasil para o mundo, que afundou o país em dívidas que só agora, com o maravilhoso "Molusco", que estão sendo quitadas sem pedir ajuda ao FMI.
Pouca gente sabe que a política econômica do país é "praticamente" a mesma do período do FHC. No período em que o PSDB estava no governo, houve uma série de privatizações que, a maioria da população, senão toda ela, recriminou. Mas boa parte desta maioria ou, novamente, toda ela, não sabia que para hoje vivermos com índices econômicos tão espetaculares seria necessário fazer algumas mudanças e adeqüações, entre elas, privatizações. A política econômica adotada por Henrique Meirelles nada mais é que uma continuidade do que Armínio Fraga fez.
Mas, como brasileiro é imediatista e tem memória, cultura e inteligência curta, nem para para pensar a respeito do assunto.
O Brasil é um país rico em todos os sentidos possíveis. Todavia, é um país que atribui valores ao que não os possui.
Pense comigo!
sábado, 3 de maio de 2008
Marcha muito louca...
A moda agora são as marchas. Existe marcha para absolutamente tudo. Até marcha para a Maconha! Uma marcha muito louca... que vai ser quando os astros estiverem alinhados com a linha imaginária do Equador!
Uma organização está preparando uma marcha para o dia 4 de maio em favor da liberação da maconha.
Não podemos negar, mas, como diz um velho ditado: o que é proibido é mais gostoso.
Em breve, poderemos ver marchas para liberação de cocaina, do crack, do alcool e cigarro para menores de 18 anos e o que mais for possível.
Infelizmente, para protestos corretos, não se tem uma organização como esta.
A maconha fez parte da nossa história da história de grandes artistas e compositores que, com a ajuda de algo que pudesse eleva-los as alturas, fizeram verdadeiras obras literárias, musicais e plásticas.
Talvés com a legalização, os índices de criminalidade iriam diminuir, as pessoas iriam viver mais felizes, contentes, aéreas e etc. Mas, legalizando, seria necessário cobrar impostos, o que é de pouco interesse para os verdadeiros traficantes que se escondem atrás de um paletó, trás de uma mesa.
Legalizemos e fumemos? Discriminemos os usuários?
Não fume nenhum e,
Pense comigo!
sexta-feira, 2 de maio de 2008
Standard e Poor's
O Brasil está se superando dia após dia! Ultimamente a Standard e Poor's, uma das principais agências de classificação de riscos, declarou que o Brasil agora é um porto-seguro para investimentos, pois o país tem condições para quitar as dívidas, está em constante crescimento, consegue conter a inflação e o desemprego diminuiu.
Isto é sinal de que estamos rumo ao primeiro mundo... Será? Será que a agência avaliou os gastos públicos? Se os nossos representantes não tivessem um auxílio paletó de "apenas R$6 mil" mensais, talvés a Standard & Poor's (que traduzido significa Padrão (nível) & Pobres) já tivesse dado este título ao país a muito tempo!
A economia cresceria muito mais se não tivessemos uma máquina pública que bebe tanto combustível dos cofres públicos deste modo.
Mas, o que podemos fazer? Deixar que esta avaliação nos cegue ainda mais a ponto de deixar o circo fazer o que quizer lá em Brasília? Ou será que deveríamos fazer o circo pegar fogo e acabar de vez com esta palhaçada?
Pense comigo!
Isto é sinal de que estamos rumo ao primeiro mundo... Será? Será que a agência avaliou os gastos públicos? Se os nossos representantes não tivessem um auxílio paletó de "apenas R$6 mil" mensais, talvés a Standard & Poor's (que traduzido significa Padrão (nível) & Pobres) já tivesse dado este título ao país a muito tempo!
A economia cresceria muito mais se não tivessemos uma máquina pública que bebe tanto combustível dos cofres públicos deste modo.
Mas, o que podemos fazer? Deixar que esta avaliação nos cegue ainda mais a ponto de deixar o circo fazer o que quizer lá em Brasília? Ou será que deveríamos fazer o circo pegar fogo e acabar de vez com esta palhaçada?
Pense comigo!
Assinar:
Postagens (Atom)
